DIMINUIR
A MAIORIDADE PENAL É RETROCEDER
A solução imposta pela sociedade brasileira ao
aumento dos crimes cometidos por jovens menores de 18 anos é a redução da maior
idade penal. Contudo, sujeitar “crianças” a um sistema carcerário superlotado e
onde não existe preocupação com a ressocialização do detento não é a melhor
saída.
Diminuir a maior idade penal é
retroceder, pois deixamos de pensar na causa e passamos a condenar o efeito,
que é causado, principalmente, pela falta de investimentos na educação,
esporte, lazer e cultura para os jovens, direitos básicos que deveriam ser
assegurados pelo Estado, nas zonas de baixa renda, de onde saem à maioria dos
menores infratores.
Cabe ressaltar, que nos presídios, lugar
para onde os jovens irão se aprovado o novo projeto de lei, além de a maioria
estarem operando com o dobro de suas capacidades, segundo dados da DPN
(Departamento Penitenciário Nacional), cerca de 70% dos detentos são
reincidentes, ou seja, por não haver a preocupação com a ressocialização
desses, os mesmos acabam voltando para a vida criminal.
No entanto, contrariar a diminuição da
maior idade penal, não é favorecer a impunidade, e sim, exigir soluções como o
investimento, em maior escala, nas entidades de detenção socioeducativas, nas
escolas técnicas de tempo integral e aumentar a punição para os crimes
hediondos cometidos por estes. Assim mantém o adolescente mais tempo na escola,
e puni o que insistir em cometer crimes.
(Aluna
em prova do Enem)
A
FAVOR DA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL JÁ
Sou a favor da redução da maioridade penal no Brasil sim, pois sei que a atual situação que passa nossa sociedade, torna-se necessária uma atitude por parte do poder legislativo o mais rápido possível. Chega! Basta!
Cidadãos de bem estão testemunhando a vida de suas famílias, serem ceifadas de forma cruel, por verdadeiros gigantes no porte físico, mas que se consideram livres de qualquer punição por se considerarem de menor idade, onde atitudes violentas são praticadas em sua grande maioria com o intuito de conseguir dinheiro, ou objetos de terceiros para trocar por drogas.
Já que para essas pessoas sentimento
afetivo nenhum tem importância, seja ele qual for, o sentimento de
irracionalidade torna-se o principal na busca pela droga, que ira satisfazer a
sua vontade doentia, passando por cima de qualquer um até mesmo dos próprios
pais, cometendo as mais terríveis atrocidades contra os mesmos, apenas para
satisfazer o seu vício doentio.
O que não pode continuar são cidadãos e cidadãs de bem reféns, de leis falhas e atitudes medíocres por parte de maus políticos, que desviam as verbas públicas, e fazem mal uso delas quando deveriam estar investindo em uma educação de qualidade, em uma melhor segurança e em programas públicos onde a consciência dos pais sejam direcionadas não só para o consumo e o trabalho, mas sim para também a educação de seus filhos.
Que sem nenhum tipo de orientação ou comprometimento com os mesmos ficam jogados nas ruas, nos centros urbanos a mercê de traficantes e de outros tipos de malefícios. Onde pessoas que pertencem a elites há séculos e vivem do sangue do povo Brasileiro, nunca vão entender ou não querem entender a realidade da falta de segurança, que passa essa sociedade escravizada por pessoas de mentes fechadas que não saem de casa ou não veem os telejornais, pra pelo menos ter noção do que esta acontecendo com o cidadão de bem.
O século 19 já foi, estamos no século 21, mudanças principalmente na formação de opinião são necessárias. Não somos a favor de torturas, mas de punição sim, pois sem punição a atos ilícitos nenhuma sociedade pode crescer e ser formadora de opinião, o que a maioria dos políticos corruptos desse país morre de medo que aconteça.
Já que
só assim com uma sociedade educada e formadora de opinião, conseguiríamos com
certeza colocar um fim a toda corrupção, e acabaríamos de uma vez por todas com
a mamata dessa elite podre e maldosa que vive do sangue do povo Brasileiro.
(Aluno
em prova do Enem)
LEIA COM ATENÇÃO AS DUAS REDAÇÕES E RESPONDA AS QUESTÕES PROPOSTAS:
1. Qual é a posição de cada aluno em relação à proposta?
2. Qual é o argumento apresentado pelo aluno?
3. Qual é o argumento apresentado pela aluna?
4. Qual dos 2 apresenta um argumento de prova concreta?
5. Qual é este argumento?
Nao conseguir enteder a pergunta 1
ResponderExcluir