quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

LENDA DO ANÉSIA - Texto vencedor

Os alunos Erich e Bianca Albuquerque foram os vencedores... o melhor texto sobre a lenda da escola... confiram!!!



A LENDA DO ANÉSIA

Comentam pela escola que a professora Anésia Sincorá foi uma excelente professora e por este motivo foi homenageada pela escola que adotou seu nome.
Dizem que quando ela morreu, seu corpo foi sepultado no local onde atualmente é a quadra da escola.
Funcionários relatam que já ouviram vozes, viram vultos na quadra e também nos corredores da escola, dando a impressão de ser a professora Anésia.
Também contaram que coisas misteriosas acontecem na escola: ventiladores ligam sozinhos, lâmpadas que apagam e portas que abrem e fecham sem nenhum vento.
Eles informaram que o retrato da professora Anésia que fica na entrada da escola, perto da Secretaria, sofre mudanças em sua face de acordo com o que acontece na escola: se tudo vai bem, a imagem dela no quadro sorri e se as coisas vão mal então a imagem demonstra decepção.
Pessoas dizem que os vultos que aparecem são mais frequentes na cozinha onde é preparada a merenda e isso acontece porque a professora Anésia gostava muito de verificar o local.
Os funcionários que relataram os fatos, disseram que tudo isto é o resultado da fixação que a professora Anésia Sincorá tinha pela profissão e pela escola onde lecionou. Foi por amar a escola e os alunos que ela recebeu essa homenagem tendo a escola fundada com o seu nome: Professora Anésia Sincorá



domingo, 4 de novembro de 2012

WEBQUEST - CONTO DE TERROR

Alunos da 7ª série A/B - ATIVIDADE

Leiam o conto abaixo e façam um final aterrorizante... postem o final no comentário.

PERSEGUIÇÃO


Meia noite, eu estava andando pelas ruas sujas e desertas dessa cidade. Minhas únicas companhias eram a Lua e alguns animais de vida noturna. Num canto havia um cão e um gato tentando encontrar alimentos, revirando latas de lixo. Em outro ponto da rua, ratos entravam e saíam de um esgoto próximo à padaria da esquina. Foi quando ouvi uns passos assustadores atrás de mim.

Caminhei mais depressa, sem olhar para trás. Comecei a tremer e a suar frio. Coração acelerado. Aqueles passos não paravam de me perseguir. Virei depressa. Não havia nada além de sombras. O medo aumentou. Ou eu estava enlouquecendo, ou estava sendo seguido por algo sobrenatural.

Corri desesperadamente. Parei na primeira esquina, ofegante. Olhei novamente. Nada! Continuei a andar, tentando manter a calma. Faltava pouco pra chegar a minha casa.

Finalmente,  cheguei em frente à minha porta. Peguei a maçaneta, ainda um pouco trêmulo devido ao susto e à corrida. Quando a girei, a porta não abriu. Provavelmente meus pais já estavam dormindo. Foi quando senti em meu ombro uma...

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

HINO NACIONAL BRASILEIRO

A Galera do Anésia, uma vez por semana, se encontra no pátio da Escola para cantar o Hino Nacional Brasileiro. Com bandeira e tudo....
É uma forma de desenvolver cidadania e patriotismo em nossos alunos. Já dizia o poeta Olavo Bilac:

"Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste!
Criança! não verás nenhum país como este! "   




 
 
 



 

 
 
 
            

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

POSTO DE TROCA



POSTO DE TROCA DE ÓLEO DE COZINHA USADO

Nossa escola é agora um ponto de troca de óleo usado por sabão.

Não é preciso coar o óleo. Apenas colocar em uma garrafa pet até que ela fique cheia.

Cada garrafa pet com óleo usado dá direito a receber 2 barras de sabão.

É uma maneira de colaborar com o meio ambiente, pois o óleo descartado de forma errada pode contaminar as águas, entupir encanamentos, proliferar ratos e baratas e destruir o solo.

Além disso, é uma maneira de economizar também.

Todos podem trocar: alunos, funcionários, vizinhos, todos da comunidade...

Vamos praticar a sustentabilidade!

MÉTODOS DE DESCARTE DE ÓLEO USADO

 Os alunos da 7ª série A e B realizaram pesquisa na U.E. e no entorno sobre a forma como as pessoas descartam o óleo de cozinha que já foi usado para fritura.

Ao todo foram entrevistadas 237 pessoas e o gráfico mostra que a maioria delas:

-    Jogam o óleo que sobra no ralo da pia – 68 pessoas

-    Jogam o óleo que sobra no lixo comum em saquinhos ou em garrafas pet – 51 pessoas
 
 
 
 
 

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Bullying NÃO é brincadeira!

Durante o mês de Outubro, os alunos da 7ª série A e B refletiram e trabalharam o tema Bullying - Isso não é brincadeira. 
Foi desenvolvido o  projeto "Viver em paz é melhor".
Dia 2 de Outubro é o Dia Internacional da Não Violência
É isso aí galera... Chega de Bullying!
Participe e faça sua parte... denuncie! Não fique calado!
Combater o bullying e cyberbullying é uma questão de justiça.
Recebemos uma cartilha da Secretaria da Educação, que foi distribuida aos alunos. 
Assistimos vídeos sobre o assunto e fizemos rodas de conversa.
Finalmente, no dia 19 de outubro os alunos receberam a visita da psicóloga Silvia Laureano que respondeu perguntas e deu orientações aos alunos.












Equipe de trabalho









Maria de Lourdes, Moacir e Rosely








Maria de Lourdes, Rosely e ... Vanusia (Dora)



Graças ao trabalho desse pessoal é que a Galera do Anésia sempre conta com a escola limpinha e uma merenda gostosa... 


Valeu pessoal !!!
Obrigado por tudo !!!

sábado, 29 de setembro de 2012

NOVA ONDA


NOVA ONDA

            Antigamente tinha uma tal de New Wave (nova onda) que eram danceterias. Os pais levavam e buscavam os filhos. Eu gostava muito e me divertia com meus amigos e meus irmãos. A paquera rolava solta. Eu passava um gel no cabelo que fazia com que ele brilhasse muito.
            A diversão tinha como fundo musical grupos variados como: Menudos, Dominó, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Blitz, Nenhum de nós, Ultrage a Rigor, Titãs e muitos outros.
            Naquela época, a moda eram as calças bag e semi bag, que eram bem largas e com cintura alta; os tênis que faziam sucesso eram Malac, M2000 e também Rainha, Kichute e Montreal.
            Nasci e fui criado na Vila Guilherme em um quintal com várias casas. Ainda existe esse quintal. Ele resistiu ao crescimento do bairro e fica perto da Igreja de São Sebastião, bem ao lado de uma padaria. Nessa padaria, muitas vezes, comprei um doce... na verdade era um pirulito, que vinha no saquinho. Era chamado Dipnlik e eu gostava muito.
            Perto de casa tinha e ainda tem um sapateiro, onde muitas vezes levei as sandálias da minha mãe para consertar.
            Eu vendia sorvetes em uma caixa de isopor nas transportadoras e nos estacionamentos do bairro. Também vendia ferro velho e papelão para que eu pudesse comprar pipas e linha e comer lanches na padaria perto de casa.
            No bairro tinha uma fábrica muito grande, acho que de cimento, chamada PolyMix e eu e meus amigos gostávamos muito de ir até lá para brincar na areia. Era muito bom.
            O grande sucesso do bairro eram os estúdios do SBT. As filas eram enormes, mas valia a pena. Assisti a gravação de vários  programas da Mara Maravilha e Hora do Capeta do Serginho Malandro. Hoje em dia funciona lá uma igreja evangélica, chamada Bíblica da Paz.
            Nos anos 90 consegui meu primeiro emprego no McDonald’s e a partir daí só podia curtir as danceterias nos dias de folga. Mesmo assim, continuei frequentando as danceterias Toco e Overnight. As músicas tocadas na época eram muito dançantes. Tocavam  Dance Music, Technotronic e Underground.
            Eu gostava também de ir ao clube da Portuguesa, no Canindé. Tinha piscina, brinquedos e eles organizavam várias festas. Nos finais de semana, eu e minha família íamos pra lá e nos divertíamos muito, com churrasco, música e brincadeiras. No Carnaval então...  Sambávamos muito.
            Quando não dava pra sair ficava em casa vendo TV. Só que era bem diferente de hoje. Os desenhos mais famosos na época, eram do Jaspion, Spectreman, Ultraseven, Formiga Atômica, Corrida maluca. Meu pai, quando podia, me levava no bar, pra jogar fliperama...
            Foram muito bons aqueles velhos tempos... tudo pode ter passado, mas uma coisa não passou.... minhas lembranças.

GIOVANNA OLIVEIRA – 7ª B
Memórias literárias a partir de entrevista com Fabiano Gregório, 37 anos

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

A Galera do Anésia está sendo representada na Olimpíada de Língua Portuguesa por uma aluna da 7ª série B.... sabe quem?

Giovanna Oliveira. Ela entrevistou uma pessoa que gostava de contar histórias do passado (pai) e escreveu o texto Nova Onda que pertence ao gênero Memórias Literárias. Uma comissão de professores da Escola escolheu o texto dela entre outros lidos. Obrigado a todos que participaram... Agora vamos junto torcer por ela!!!  Leia o texto da aluna na íntegra... basta clicar em Nova  Onda ao lado.


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Revelando São Paulo




Alguns alunos da 7ª série foram visitar o Revelando São Paulo.
Evento Cultural que aconteceu bem pertinho da escola.



Pausa para descanso
Em frente ao painel com o mapa de São Paulo

Artesanatos
Boneco gigante



Andando no carro de boi


EXPOESIA




Os alunos da 7ª série A e B estudaram vários poemas por meio do projeto "O mundo da poesia". Depois fizeram maquetes dos poemas e expuseram os trabalhos no evento EXPOESIA feito na U.E. A professora Vera (Sala de Leitura) colaborou com a preparação da exposição. A comunidade escolar visitou o evento durante uma semana e deixou "recadinhos" de incentivo aos alunos. Assista o vídeo e veja cenas desde a preparação... Valeu galera!!!






Visita de Poetisa


A galera da 7ª série A e B divulgou anúncio publicitário avisando a comunidade escolar que a poetisa Rachel Keka viria visitar a escola. 
Foram preparativos, entrevista, fotos, homenagem, bate papo com o autor e leitura de poema.
A poetisa Rachel Keka tem poemas no sitewww.recantodasletras.com.br

Prof. Marina, Poetisa Rachel Keka, Diretora D.Marta, Vide D. Maria Luiza e Coordenador Yuri  prestigiando o evento
Aluna 7ª A preparando painel

Aluna 7ª B efetuando pergunta à poetisa